É um costume conhecido colocar uma moeda para dar sorte numa carteira que se oferece a alguém....
Ver carteira de oferta clássica 300013
Existe uma superstição segundo a qual dar de presente uma carteira com dinheiro ou outro amuleto "atrai" mais dinheiro para quem o recebe. Na tradição chinesa, existem os "pennies da sorte" - três moedas com um buraco quadrado, ligadas entre si por um fio vermelho. Em alguns países europeus, incluindo a Polónia, um talismã é uma escama de carpa, que sobrou do jantar da véspera de Natal. Os irlandeses podem pôr
numa carteira destas - mas um trevo de cinco folhas. De acordo com as crenças antigas, é o trevo de cinco folhas que traz riqueza a quem o possui. Se esmagares o espelho com o teu reflexo, ele reflectirá a tua sorte durante sete anos. O que acontece a um boneco de vudu - também acontecerá à pessoa que o boneco representa. É melhor não pisar uma superfície rachada, porque isso vai "rachar" algo na sua vida....
(Enterro europeu).
Embora os gatos fossem frequentemente associados à boa sorte, e fossem mesmo adorados como deuses no antigo Egito, as coisas mudaram para pior para os nossos peludos de cor escura no século XIII. Foi nessa altura que o Papa Gregório IX emitiu uma bula declarando-os como "a encarnação de Satanás". A partir de então, os gatos pretos passaram a estar numa situação pouco glamorosa, ardendo em fogueiras em dias santos como os carnavais, o primeiro domingo da Quaresma e a Páscoa. Tornaram-se também um símbolo da magia negra, um atributo das bruxas e prenúncios de um azar inevitável.
💎 adicionar uma pedra preciosa!
💎 adicionar uma pedra preciosa!
💎 adicionar uma pedra preciosa!
🌳 caixa de madeira incluída no preço
💎 adicionar uma pedra preciosa!
🌳 caixa de madeira incluída no preço
(Derivação indo-europeia e celta).
Já alguma vez bateu na madeira para afastar o demónio? Esta superstição deriva da antiga crença pagã de que os bons espíritos vivem nas árvores, que podem ser convocados para ajudar batendo
em sua casa. O bater na madeira também era suposto garantir que os espíritos malignos não podiam ouvir o discurso de uma pessoa e causar-lhe mal. Dependendo da região, esta superstição pode variar ligeiramente, por exemplo, na Polónia é a madeira não pintada, na Turquia é bater duas vezes e na América Latina é bater numa madeira sem pernas (não uma mesa, cadeira, etc.).
(derivação antiga e judaico-cristã).
Esta é uma outra forma de afastar o mal. Desde os tempos antigos, a imaginação humana personificou o lado direito como sendo precisamente .... correto, ou seja, bom. Do mesmo modo, do lado esquerdo, o inferior, atacava o mal - daí provinham os maus impulsos, as decisões erradas e as desgraças. Como o sal foi um recurso difícil e caro durante séculos, atirá-lo sobre o ombro esquerdo (fazendo assim um certo sacrifício) era suposto evitar um mal maior do que a perda de um punhado da preciosa especiaria.
(Derivação celta).
Os celtas acreditavam que o trevo de quatro folhas tinha poderes mágicos e protegia contra a má sorte e o mal. Acreditavam também que o facto de o trazerem consigo permitia ver as fadas. Acreditavam também que o facto de o transportarem consigo lhes permitia ver as fadas. As fadas celtas eram pequenas criaturas perigosas que podiam pregar partidas mortais ou roubar crianças, pelo que poder vê-las oferecia uma hipótese de evitar o infortúnio.
No entanto, não é assim tão fácil encontrar um trevo de quatro folhas, como os cientistas (obviamente) verificaram. De acordo com um estudo efectuado na Suíça, a probabilidade é de 1:5.000.
Boa sorte!